
Cirurgias plásticas têm aumento recorde no inverno e refletem preparo antecipado para o verão
O inverno é tradicionalmente a estação mais procurada para procedimentos estéticos, especialmente os cirúrgicos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a demanda por cirurgias pode ser até 50% maior nessa época do ano em comparação com o verão. Mas, em 2025, esse aumento está ainda mais expressivo. “Na realidade da clínica, temos observado uma procura cerca de 25% maior do que no mesmo período dos anos anteriores”, afirma o cirurgião plástico Juliano Pereira, membro da diretoria da SBCP.
O fenômeno não se deve apenas ao conforto térmico proporcionado pelas temperaturas mais amenas, que facilitam o uso de cintas, curativos e roupas compressivas, mas também à estratégia dos pacientes, que já miram a chegada do verão. “Mais do que pensar em uma recuperação mais confortável, as pessoas estão planejando com antecedência para ter o resultado completo dos procedimentos justamente na época de maior exposição do corpo”, explica o especialista.
Entre os procedimentos mais procurados, estão as cirurgias corporais e as faciais. Dentre as cirurgias corporais, destacam-se a cirurgia mamária, como implantes de prótese mamária ou mastopexia, e as de contorno corporal, que incluem a abdominoplastia e a lipospiração tradicional ou a de alta definição. Juliano Pereira destaca ainda um movimento crescente: a combinação de técnicas para um resultado mais global, que tem atraído cada vez mais pacientes. “Há uma busca por procedimentos combinados, como o retrofit, que propõe uma repaginada visual respeitando as características naturais e a história de cada pessoa, técnica bastante procurada neste ano”, comenta.
A tecnologia também vem impulsionando essa procura, ao permitir resultados mais precisos, rápidos e com menos tempo de recuperação. Além disso, chama atenção o perfil de quem busca esses tratamentos. “Recebemos pacientes de todas as idades, mas temos visto um número crescente de pessoas cada vez mais jovens interessadas em procedimentos estéticos. É uma geração mais consciente e atenta à estética e ao autocuidado”, diz Pereira.
Ainda assim, o cirurgião reforça que a estação ideal para se submeter a uma cirurgia é aquela em que o paciente está preparado física e emocionalmente. “O melhor momento é quando a pessoa está segura da sua decisão e com a saúde em dia. Mas, com planejamento e orientação adequada, o inverno realmente se destaca como uma oportunidade estratégica para quem quer chegar ao verão com autoestima renovada”, explica o cirurgião plástico.
MXP Comunicação 19981788100 [email protected] https://mxpcomunicacao.com/